quarta-feira, 2 de junho de 2010

Um pouco mais sobre Candoblé !!!




Os Orixás são as forças da Natureza
Com certeza, o Candomblé é uma das religiões mais belas e discriminadas de todas, não só por pessoas de fora do culto, mas principalmente pelos próprios adeptos do culto. Alguns sentem vergonha do Candomblé, mas isso, infelizmente não é o pior, existem ainda aqueles que vulgarizam o Candomblé, com atitudes débeis, dando assim mais e mais motivos para que as pessoas continuem falando mau do Culto aos Orixás, e o pior é que essas atitudes mesquinhas vem por parte dos ditos, "Babalorixás", que fazem dessa Religião uma espécie de comércio barato, distorcendo a verdade dos fato para seu proveito. Fica claro que os "Babalorixás", de tanto nome dos quais não só eu já ouvi falar como vocês também já ouviram, não possuem o mínimo de sabedoria que o cargo exige. E com toda certeza eles nem ao menos sabem o que realmente é o verdadeiro AXÉ.
É incrível como o homem, vulgariza, menospreza e destrói, os verdadeiros fundamentos da vida por simples jogos de interesses, para se entregar e se perder cada vez mais numa cultura baseada em disputas de uma forma geral. E isso para atingir seus interesses banais, passa por cima de tudo e todos, inclusive a Natureza, que é a verdadeira fonte da vida. Mas é tolice do homem em pensar que pode fazer tudo o que quiser com a Natureza. Ela já mostrou em várias ocasiões, que ela decide o rumo que cada uma de nossas vidas seguirá e não o contrário, a própria história já provou isso e recentemente ela já está dando sinais, como o famoso Tsunami que devastou a Indonésia, furacões que assolam países da América, vulcões, nevascas, tempestades tropicais e elétricas. Agora isso vai do entendimento de cada um, reconhecer ou não a importância dela, nós, do Candomblé, sabemos disso e sei que todos que lerem esse texto, concordarão que todos nos seres humanos somos filhos da Natureza, eu sou filho da Natureza, eu sou filho do fogo, eu sou filho do aço, eu sou filho dos raios, eu sou filho das águas, eu sou filho do vento, eu sou filho das matas, eu sou filho das folhas, sou filho da chuva, sou filho do tempo, sou filho da luz e por fim sou filho da Terra, sou filho de Ónílè (Ilé Mópè ó).

Bem vindos ao culto dos Orixás, Bem vindos ao culto da Natureza, Ásè!


Ilé Mópè ó

(Terra eu te saúdo)


ARQUÉTIPOS
Exú - Os filhos do Orixá Exú, possuem uma personalidade imprevisível, impulsivos, violentos, ora são bravos, intrigantes e ficam muito contrariados, ora são inteligentes, compreensivos com os problemas dos outros e bons conselheiros. Não aceitam derrotas, são melindrosos, gostam de mentir, impacientes, por vezes agressivos de temperamento difícil, muito vingativos sempre dão o troco. Possuem muita tendência à espiritualidade possuem mão de feitiço.

Ogun - Os filhos do Orixá Ogun, são temperamentais, impulsivos, de caráter violento são briguentos e custam a perdoar uma ofensa, são bons amigos, são pessoas muito francas e sinceras com raras excessões, são muito desconfiados, seu lema principal é vencer na vida, não importando qual tipo de trabalho ou esforço para conseguir seus ideais são muito trabalhadores.

Oxóssi - Os filhos do Orixá Oxóssi, são soliários, observadores agem como se a vida fosse uma eterna caçada, joviais e espertos. Seus objetivos sempre estão em primeiro lugar, gostam de mandar e liderar, independentes, comunicativos e ordeiros, amantes e sonhadores, no fundo são pessoas românticas e vaidosas, que passam por esnobes e exibicionista.

Osaniyn - Os filhos do Orixá Ossãe, são geralmente equilibrados, capazes de controlar seus sentimentos e emoções, simpatias ou antipatias jamais influenciam suas decisões ou influenciarem sua opinião sobre pessoas ou acontecimento. São muito reservados, são muito criativos, gostam de paz e silêncio, são grandes pensadores, possuem um conhecimento aguçado sobre folhas e ervas no geral.

Obaluaiê - Os filhos do Orixá Obaluaiê, são pessoas que possuem geralmente tendências masoquistas, que gostam de exibir seus sofrimentos e as tristezas das quais tiram uma satisfação íntima, e sempre acham que o sofrimento e os problemas delas são maiores. Pessoas que se sentem incapazes de se sentirem satisfeitas quando a vida lhes corre tranqüila. Podem atingir situações invejáveis e rejeitar, um belo dia, todas essas vantagens por causa de certos escrúpulos imaginários. Pessoas que em certos casos são capazes de dar de tudo pelo bem-estar dos outros, deixando de lado seus interesses e necessidades vitais.

Nanã - Os filhos da Orixá Nanã, são calmas muito lentas. Gostam de criança, sempre aparentam mais idade, ranzinzas rancorosas daquelas que guardam tudo. São pessoas boas decididas simpáticas. Pessoas que quando partem deixam. As vezes porém, exigem atenção e respeito que julga devido mas não obtido dos que a cercam. Não conseguem entender como as pessoas cometem supostos enganos. Não consegue compreender direito as opiniões alheias, nem aceitar que nem todos pensem da mesma forma que ela. Não tem muito senso de humor, transformam gotas de água em um oceano e são muito conservadoras.

Irôko - Os filhos do Orixá Irôko, são muito compreensíveis, ciumentos, camaradas, teimosos, inteligentes, competentes e generosos. Gostam de diversão, dançar, cozinhar, comer e beber bem, se apaixonam com facilidade tendem a sofrer por amor, gostam de liderar. São muito bons amigos, mas são os piores inimigos, porém se reconciliam facilmente, pois logo esquecem e fazem de tudo para recuperar a amizade. Não conseguem guardar segredo.

Oxumarê - Os filhos do Orixá Oxumarê, são pessoas que desejam muito serem ricas, das pessoas pacientes e perseverantes nos seu empreendimentos e que não medem sacrifícios para atingirem seus objetivos. Com o sucesso tornam-se facilmente orgulhosas e pomposas e gostam de mostrar sua grandeza recente. Não deixam de possuir certa generosidade e não se negam a estender a mão em socorro àqueles que dela necessitam.

Ewá - Os filhos da Orixá Ewá, são extremamente alegres, adoram cantar, dançar e aproveitam o máximo tudo que a vida pode lhes oferecer de bom. São pessoas generosas e bondosas, adoram novidades são muito criativas, porém um pouco volúveis, mudam de opinião e pensamentos num piscar de olhos, principalmente com um assunto novo na vida, odeiam rotina.

Obá - Os filhos da Orixá Obá, são pessoas valorosas, envolventes sedutoras, de temperamento forte, violentas, agressivas, ciumentas, autoritárias, objetivas e incompreendidas. Suas tendências um tanto viris, fazem-na freqüentemente voltar-se para o feminismo ativo. Suas atitudes militantes e agressivas são conseqüências de experiências infelizes ou amargas vividas por ela. Os seus insucessos devem-se, geralmente a um ciúme mórbido. Entretanto, encontram geralmente compensação para as frustrações sofridas em sucessos materiais, onde a sua avidez de ganho e o cuidado de nada perder de seus bens tornam-se garantias de sucesso. São dedicadas e muitas vezes ingênuas, principalmente em relação ao amor e as amizades.


Iansã - Os filhos da Orixá Iansã, são pessoas, autoritárias, independentes, sentimentais, comunicativas e de temperamento forte. Pessoas que podem ser fiéis de lealdade absoluta mas se contrariadas em seus projetos deixam se levar pela raiva. Pessoas com um temperamento, sensual e volúvel, muito ciumentas, de bom coração se apegam facilmente, tidos muitas vezes como exibicionistas, odeiam rotina.

Oxun - Os filhos da Orixá Oxún, são pessoas graciosas, elegantes com paixão por jóias e coisas caras. São carinhosos, dengosos, sensíveis e choronas, geralmente gostam de crianças. São pessoas de rara beleza. Considerados como símbolo de charme e beleza, sensuais e voluptuosos, sempre arrumam alguém para fazer as coisas por elas. Sob a aparência graciosa e sedutora escondem um forte desejo de ascensão social. Vaidosos ao extremo, pessoas com mão de feitiço e com tendência a tornarem-se falsas com os outros, pessoas perigosas, cruéis e traiçoeiras ao extremo.

Logun Edé - Os filhos do Orixá Logun Edé, são vaidosos e graciosos como Oxún gostam de coisas caras, preguiçosos, considerados o berço da preguiça, joviais. Por vezes falantes e comunicativos como Oxún e em outros momentos reservados como Oxóssi, gostam de mandar, geralmente trazem a rara beleza de Oxún, espertos, apegados a família gostam do conforto do lar e por mais idade que tenham sempre conservam o jeito moleque de ser, geralmente são mimados e dengosos, gostam de tudo na mão.

Airá - Os filhos do Orixá Airá, são autoritários, voluntariosos, enérgicos, calmos, teimosos, orgulhosos e guerreiros. Pessoas elegantes e corteses, risonhos, possuem um misto de severidade e benevolência, possuem um senso elevado de justiça, possuem consciência de sua importância real ou suposta, dotados de bom coração, mas, não sabem guardar segredos, apegados a família, sinceros, altivos e sensíveis.

Iemanjá - Os filhos da Orixá Iemanjá, são autoritários e persistentes em relação aos filhos, são preocupados, sensíveis, responsáveis, fortes, rigorosos e algumas vezes impetuosas e arrogantes. São amigos e protetores e chegam as vezes, quando mulheres, a e se comportarem como super mães. São agressivos e até traiçoeiros, quando a segurança dos filhos e da família está em jogo. São faladores, não gostam da solidão. São vaidosos sem chegarem ao extremo da vaidade de Oxún, gostam do luxo, roupas e jóias caras, gostam de viver bem mesmo que as condições não permitam.Custam a perdoar uma ofensa e quando perdoam jamais esquecem e sempre jogam na cara.

Xangô - Os filhos do Orixá Xangô, são extremamente autoritários, explosivos, agressivos, audaciosos, ativos, senhores da verdade, sempre acham que nunca estão errados, muito impulsivos e violentos, e por serem assim cometem erros mas nunca se arrependem. Gostam de dar sempre a última palavra, e não aceitam a menor contradição deixando-se tomar por crises de cólera terríveis. Altivos, sensuais gostam de aproveitar de tudo que a vida pode oferecer, não temem nada. É justo, de acordo com seus conceitos ou seja segue o que considera justo. São corteses, pessoas que jamais perdem a pose de reis. Geralmente são insensíveis e convencidos.

Oxaguiã - Os filhos do Orixá Oxaguiã, são ativos, alegres, trabalhadores, orgulhosos e calmos. São incansáveis em seus projetos, também possuem tendência ao estresse por se darem demais as suas funções. Geralmente são responsáveis, teimosos, reservados, dotados de grande força de vontade. Em nenhuma circunstância modificam seus planos, mas sabem aceitar sem reclamar os resultados amargos decorrentes de sua teimosia.

Oxalufã - Os filhos do Orixá Oxalufã, são pessoas extremamente calmas e dignas de confiança, geralmente são muito inteligentes e dotados de grande sabedoria,. Possuem tendência a serem preguiçosos, não gostam muito de trabalho. Porém buscam lugares onde possam colocar em prática as suas idéias e projetos, extremamente responsáveis e pacientes. Seus principais defeitos são a teimosia, preguiça e lentidão.

Airá
Ayrà era um Órìsà no fundamento de Xangô era um de seus servos de confiança.
Oxalá deu-lhe o título de seu primeiro ministro, motivo pelo qual Ayrà come diferente dos Xangô; foi-lhe permitido comer em sua gamela o arroz, a canjica e o mingau de acaçá, sendo-lhe proibido o dendê e o sal.




Por motivo de rivalidade com Xangô, não se deve coloca-los juntos na mesma casa nem podendo Ayrà ser posto em cima do pilão de duas bocas, pois provoca a ira de Xangô e Oxalá. Sua cor é o branco e seus ornamentos são prateados.







Seus títulos conhecidos como qualidades são:




Intilè - É um título de Áyrà Intilè quer dizer Senhor da Casa, Foi ele quem carregou Oxalá nos ombros e tentou coloca-lo contra Xangô, dizendo que ele teria passado os sete anos na prisão por culpa do Obà Xangô. Por isso existe uma kizila entre Ayrà e Xangô.




Igbóna - É um título de Áyrà que significa floresta de fogo, faz referência ao ato da fogueira em que Áyrà a acendia em reverência a Xangô.


Módè, Mófè ou Álàmódè - É um Ayrà menino.


Óbómìn, Bómìn ou Ygbómìn - É bom, conselheiro, dono da verdade, reina nas águas junto com Oxun foi ele que Oxalá transformou em seu primeiro ministro. Não faz nada sem perguntar a Oxalá.


Etinjà - Depende de Ogun para caminhar, é guerreiro e cruel.

Adjàosì - Teve atritos com Ogun. Veste branco e deve ficar em local diferente de Ogun, um outro quarto.

Lojó - Dono da chuva.

Orégedé - Muito guerreiro ele também lutou contra Ogun.




Orin de Áyrà


Áyrà ójó mó péré sé

Á mó péré sé

Áyrà ójó mó péré sé

Á mó péré sé


Tradução

A chuva de Airá apenas limpa e faz barulho como um tambor

Ela apenas limpa e faz barulho como um tambor


A chuva de Airá apenas limpa e faz barulho como um tambor

Ela apenas limpa e faz barulho como um tambor

Nenhum comentário: