quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Ritual Alquímico Secreto do Grau de Verdadeiro Maçom Acadêmico

Ritual Alquímico Secreto do Grau de Verdadeiro Maçom Acadêmico
By
Dom Pernety
composto em 1770














Este é o único dos altos graus herméticos da Academia dos Sábios de Avignon.
Foi composto por Dom Pernety, religioso Beneditino, abade de Burgol, nascido em Robanne em 1716 e morto em
Valença em 1800.


GRAU DE VERDADEIRO MAÇOM ALQUÍMICO:
Neste grau a loja chama-se Academia; o Venerável chama-se Sapientíssimo, o Primeiro Vigilante, Primeiro Sábio, o segundo, Segundo Sábio e todos os demais, Irmãos Acadêmicos.
DECORAÇÃO DA LOJA:
 A Academia será ornamentada de preto, com colunas brancas e vermelhas colocadas de distância em distância; serão iluminadas por trás luzes colocadas em triângulo. O quadro da Academia será munido de todos os instrumentos necessários para o trabalho da Grande Obra.
ORNAMENTOS DOS ACADÊMICOS: O avental deve ser forrado e bordado de vermelho, sobre a barra ter? Uma cruz com duas letras V.M., uma para cada lado, recoberta em ouro; no centro do avental haverá um sol com dez raios recoberto em ouro; nas laterais serão colocadas também as seguintes letras:
D C (DEUS CRIA)
N P (NATUREZA PRODUZ)
A M (ARTE MULTIPLICA)
As letras serão brancas bordadas em preto e vermelho. Todos os acadêmicos terão na mão direita uma baqueta de ferro.
A Jóia é levada em "comaglio" ou em "decusse" e será ligada a uma fita branca preta e vermelha. Encontram-se no fim deste ritual as figuras da grande e da pequena jóia, e aquela do quadro da Academia e do avental 1 .
1- Faltam os desenhos das duas últimas jóias no final do texto.
SINAL: O primeiro à trazer a mão direita em esquadro sobre a boca; a resposta à fazer o mesmo com a esquerda, deixando cair sobre o ventre as duas mãos cruzadas e olhar o céu e a terra.
TOQUE: O toque é pegando as duas mãos e beijando as duas faces e a fronte.
PALAVRA SAGRADA: J E H O V A, que se pronuncia j.e.h.o.v.a.
  PALAVRA DE PASSE:
METRATON (inteligência que preside os metais).
O NOME:
O nome é AMATORE, que significa a inteligência que preside os metais. A MARCHA: Partir-se-á do ocidente tendo a mão esquerda em esquadro sobre a boca e empunhando com a direita a baqueta; avançando em direção ao oriente dar-se-á um passo de aprendiz, um de companheiro, e um de mestre; colocar-se-á os pés em esquadro, cruzar-se-á as mãos sobre o ventre e saudar-se-á o Sapientíssimo e todos os acadêmicos à esquerda e à direita.
A ORDEM:
A ordem é de cruzar as mãos sobre o ventre, havendo a baqueta na direita.
A BATERIA:
Se batem dez golpes deste modo: 1.2.4.3.
(0, 00, 0000, 000)
ESTATUTO:
ART. 1
A Academia poderá conter um máximo de quinze (irmãos); terá suas sessões pelo menos uma vez por mês.
ART. 2
Nenhum maçom será admitido se não passou por qualquer grau filosófico, como o da águia negra, do sol e da ROSA+CRUZ e se não for cristão discretamente sapiente. ART. 3
Cada acadêmico será obrigado, por turno, a fazer uma dissertação sobre um argumento proposto pela Academia, e as dissertações, como as deliberações, os discursos e recepções serão registradas e escritas nos caracteres maçons adotadas pela Academia, os quais se encontram no final deste grau.
ART. 4
Cada acadêmico será obrigado sempre a levar consigo a pequena jóia da Academia e a apresentar-se pontualmente às sessões, a menos que afazeres indispensáveis o impeçam, e neste caso serão obrigados a dizer ás razões que tiveram para ausentar-se, sob pena de três liras de ressarcimento em favor dos pobres.
ART.5
Haverá um tronco destinado para os ressarcimentos e uma caixa onde cada co-irmão será obrigado a colocar todos os anos um "Luigi" de 24K, para as manipulações, e onde os escritos da ordem serão fechados; este tronco e esta caixa terão 3 fechaduras, das quais uma chave estará nas mãos do Sapientíssimo, a outra com o primeiro Sábio e a terceira com o Segundo Sábio, e não poderão abrir-se senão quando a Academia estiver reunida.
ART.6
Se qualquer acadêmico adoece, todos os outros serão obrigados a visitá-lo uma vez por dia e a prestar todo o socorro espiritual do qual poderia ter necessidade.
ART.7
Um dos acadêmicos, vindo a falecer, cuidar-se-á de retirar-lhe as jóias, o avental, as luvas e os escritos, e em sinal da dor que será sentida se colocará no anel da jóia, de cada um dos acadêmicos, uma pequena rosa negra durante três meses; se observará de nunca cancelar do registro o nome do irmão defunto.
ART.8
Cerca de quatro dias depois do óbito de um acadêmico, todos os irmãos se apresentarão na Academia a fim de se indicar uma pessoa que deverá substituir o defunto, e os acadêmicos, após haverem conferenciado entre si, darão o seu voto por escrutínio secreto e ninguém poderá ser admitido se não reunir em próprio favor todos os sufrágios.
ART.9
Após a eleição, o Sapientíssimo encarregará um acadêmico de advertir o candidato sobre a escolha que a Academia fez dele, dir-lhe-á também para preparar um agradecimento a Academia pelo favor que esta lhe concedeu e fazer, ao mesmo tempo, o elogio do defunto do qual ele ocupar? o posto.
ART.10
Neste grau não existem mais que três oficiais, isto é, o Sapientíssimo, o Primeiro Sábio e o Segundo Sábio, todos os outros acadêmicos ocupam, por turno, e de acordo com a vontade do Sapientíssimo, os outros cargos.
ART.11
A eleição dos oficiais realizar-se-á todos os anos, com maioria de votos, no dia de São João Evangelista, patrono da Academia. Estes não poderão ser confirmados nunca.
ART.12
Neste grau não se admite irmão servente; os dois últimos recebidos farão a função.
PRIVILÉGIO
Os acadêmicos, sendo únicos e verdadeiros Maçons, gozarão de todos os privilégios acordados para todos os outros diferentes graus da Maçonaria.
ABERTURA DA LOJA
Estando os acadêmicos ornados com seus aventais, com suas luvas, e com suas jóias e tendo em mãos suas baquetas, o Sapientíssimo baterá com a sua um golpe, que será repetido pelos dois Sábios, e dirá:
“À ORDEM, SÁBIOS ACADÊMICOS!"
Estes tendo-a executado, o Sapientíssimo perguntará ao Primeiro Sábio:
 P - Primeiro Sábio, qual é o vosso dever?
R - Sapientíssimo aquele de assegurar-me se os irmãos são verdadeiros maçons.
P - Faça o vosso dever.
O primeiro Sábio faz o giro da Academia, e exige de cada um o sinal, a palavra e o toque. Depois retorna ao seu lugar e diz:
R – Sapientíssimo, todos os irmãos aqui presentes são verdadeiros Maçons.
P - Segundo Sábio, qual é a vossa obrigação?
R - Sapientíssimo, é de assegurar-me que a Academia está resguardada dos olhos e dos ouvidos vulgares.
P - Cumpra-a.
O segundo Sábio permanecendo parado diz:
R - Sapientíssimo, podemos iniciar as nossas operações, estamos em segurança.
P - Primeiro Sábio, a que hora se abre a Academia?
R - Sapientíssimo, a qualquer hora.
P - Os materiais estão prontos?
R - Sim, Sapientíssimo.
O SAPIENTÍSSIMO:
- Visto que todos os irmãos presentes são verdadeiros Maçons, que estamos resguardados dos olhos e ouvidos vulgares, que a Academia se abre à qualquer hora e que os materiais estão prontos, Primeiro e Segundo Sábios anunciai à todos os acadêmicos que a Academia está aberta e que estamos para começar as nossas operações.
Então, o Sapientíssimo bate os golpes que o Primeiro e Segundo Sábios repetem; faz-se o sinal; diz-se:
“Glória, louvor e honra ao Criador. Paz, bênção e prosperidade aos verdadeiros Maçons”.
E as mãos estando cruzadas sobre o ventre, faz-se respectivamente uma grande reverência, e depois o Sapientíssimo bate um golpe, que o Primeiro e o Segundo Sábio repete, e diz: - Primeiro e Segundo Sábio, perguntem aos acadêmicos se têm qualquer coisa para propor para o bem da Academia.
O acadêmico que deve fazer a dissertação levanta-se e faz a leitura, depois da qual os acadêmicos aplaudem batendo dez vezes as mãos. O acadêmico responde com o mesmo número, e a Academia tendo posto em deliberação a matéria que deverá tratar-se na sessão seguinte, o Sapientíssimo a propõe em voz alta aquele que deve ser encarregado de tratá-la, e todos juntos examinaram o trabalho, e colocaram tudo em regra; se tem uma recepção para fazer o Primeiro Sábio diz:
- Sapientíssimo, tem um filósofo Maçom na câmara de preparação que a Academia julgou digno de ser admitido entre nós.
O Sapientíssimo pede novamente o consenso da Academia, que deve manifestá-lo batendo a baqueta sobre o pavimento.
RECEPÇÃO:
O consenso tendo sido dado, o Sapientíssimo incumbe um dos acadêmicos para preparar o candidato; este, tendo saudado o Sapientíssimo e os acadêmicos, sai da Academia, e vai ao encontro do candidato e lhe diz:
- Filósofo, estais vós sempre com a disposição de alcançar o grau de verdadeiro Maçom?
Se aquele responde sim, lhe é ordenado despojar-se de todos os metais, deixar o seu paletó, a sua capa, seus sapatos e de dobrar as mangas da camisa sobre o braço, as mãos são atadas atrás das costas, os olhos vendados, é conduzido pelo braço à porta da Academia e bate como verdadeiro Maçom. O primeiro Sábio diz ao Sapientíssimo:
- Bate-se à porta como verdadeiro Maçom.
O Sapientíssimo diz ao Primeiro Sábio para solicitar a um Acadêmico para ver o que é.
Este, tendo batido na porta os golpes, e depois de haver repetido, abre e diz:
- O que desejam? Deixem-nos operar!
O preparador responde:
- Vos conduzo o candidato que foi admitido na Academia, tenham a bondade de anunciá-lo ao Sapientíssimo e aos acadêmicos. O encarregado fecha a porta, coloca-se à ordem entre os dois Sábios, saúda o Sapientíssimo e diz:
- Sapientíssimo, o preparador nos conduz o candidato que admitimos.
O Sapientíssimo diz:
- Ordenai o seu ingresso se está em ordem.
O encarregado, tendo saudado o Sapientíssimo e os acadêmicos, vem à porta, bate como verdadeiro Maçom e os golpes tendo sido repetidos pelo preparador, abre a porta e diz ao Sábio Preparador:
- Faça entrar o candidato se está em ordem.
Então, o preparador o introduz, leva-o ao ocidente entre os dois sábios a um passo de distância em direção ao Oriente; ele deve ter uma terrina (o que não é praxe, a não ser no dia da recepção) onde será colocado o espírito do vinho, do mercúrio e do sal que se acenderá e unicamente fará clara a Academia. O Sapientíssimo dirá, pois, ao candidato:
P - Filósofo Maçom, o que pedistes?
R - Sapientíssimo, peço para ser admitido na vossa Augusta Academia, se me julgais digno.
P - Sábios Acadêmicos julgam, vós o candidato digno de ser admitido entre nós?
Todos os acadêmicos terão o cuidado de observar um profundo silêncio durante toda a recepção, baterão juntos as suas baquetas sobre o pavimento. (Batem-se as baquetas sobre o pavimento). Isto tendo sido feito, o Sapientíssimo diz ao primeiro Sábio:
- Pois que a Academia julga o candidato digno de ser admitido entre nós, façai-o viajar em círculo, em esquadro e em triângulo.
Cumpridas as três viagens, coloca-se o candidato no oriente e o Sapientíssimo ordena ao Primeiro Sábio que lhe desvende os olhos e que o faça ponderar sobre a terrina. Todos os acadêmicos estarão à ordem neste momento. Depois de o candidato haver ponderado durante quatro minutos sobre a terrina, o Sapientíssimo ordenará ao primeiro Sábio que o conduza aos pés do trono para prestar o seu juramento.
Tendo ali chegado, colocar-se-á de joelhos e repetirá com o Sapientíssimo a seguinte obrigação:
 OBRIGAÇÃO:
- Prometo, com palavra de honra e sob pena de ter os lábios trancados e o ventre aberto, de nunca revelar direta ou indiretamente, a quem quer que seja, os mistérios que estão para me serem revelados. O grande Jehova me tenha na sua santa e potente custódia.
Todos os acadêmicos responderão. Amém.
Quando o candidato presta a sua obrigação todos os acadêmicos devem posicionar-se em torno dele e colocar as baquetas sobre sua cabeça. Quando da obrigação prestada, todos os Acadêmicos retornam aos seus lugares; e o Sapientíssimo desamarra as mãos do candidato dizendo-lhe:
- Pelos poderes que recebi e pelo consenso da Academia, vos constituo verdadeiro Maçom e vos permito de gozar de todos os privilégios acordados neste augusto grau.
Dê-lhe, portanto, o sinal, a palavra e o toque, a idade, o nome, condecora-o com as jóias, com o avental, com as luvas, com a baqueta e lhe ordena a fazer-se reconhecer por todos os acadêmicos. Isto feito se estende o Quadro (da loja) sobre o pavimento e põem-se três candelabros em triângulo; faz-lhe dar os três passos, e tendo tomado lugar a direita do Sapientíssimo, pronuncia o seu discurso, ao qual o Sapientíssimo responde com o seguinte discurso:
DISCURSO DO SAPIENTÍSSIMO:
“- Sábio acadêmico, a ciência na qual vos é ora iniciado, confiando-vos o grau de verdadeiro Maçom, é a mais antiga das ciências. Deus a criou ordenando o caos; esta é a mais universal, todas as outras recebem desta os seus princípios; esta é a mais necessária; sem esta o homem não é nada mais do que trevas, doenças e misérias; esta é emanada da natureza, ou melhor, é esta a natureza mesma aperfeiçoada mediante a arte; esta é fundamentada sobre a experiência. Esta teve os seus adeptos em todos os séculos, e também nos nossos dias uma multidão de artistas sacrificam em vão os seus bens, os seus trabalhos e o seu tempo, isto porque, longe de imitar a nobre simplicidade que a caracteriza e de seguir as vias retas que esta lhes traça, estes a oneram com um fardo que esta não pode suportar e se perdem no labirinto para onde uma louca imaginação lhes arrasta; as brincadeiras picantes as quais os profanos que, sem respeito a Deus, sem atenção pela natureza, sem estima pela arte, dirigem aos nossos mais sérios mistérios; as sátiras grosseiras destes ignorantes muito pesados pelos próprios sentidos para elevarem-se à sublimidade dos nossos conhecimentos, blasfemam sobre tudo aquilo que não podem compreender; disto o apressado ridículo destes indolentes os quais, a menos que um espírito hábil e uma mente laboriosa não façam por estes a despesa da descoberta e do trabalho, desprezam tudo aquilo que não têm nem a força de imaginar nem a coragem de executar; disto enfim os panfleteiros injuriosos destes temerários, que com uma ousadia plena de má fé, ousam colocar a verdade de sua ciência hermética ao nível das invenções humanas, das superstições populares, sem outro motivo que não seja o desejo de invalidar a autenticidade e a impossibilidade de destruir o testemunho.
Abandonemos os filhos das trevas e estes inimigos de si próprios e toda a vergonha de suas vãs e inconseqüentes idéias; voltemo-nos aos verdadeiros filhos da luz e sinceros amigos da humanidade que vêem nos seus ensinamentos e nas suas práticas a verdade claramente enunciada. Saboreemos duradouramente goles de doçura que esta nos apresenta; gozemos com reconhecimento das vantagens que esta nos dirige, e animados por um único e santo entusiasmo não cessemos de exaltar a onipotência e a misericórdia infinita de Deus, que se compraz em humilhar os grandes e elevar os humildes.
Não esperais, todavia, Sábio Acadêmico, que nós vos aplainemos todos os obstáculos que se encontrarão nesta ciência; isto seria ofender a sua sagacidade. Aplicamos-nos em dirigir os vossos estudos e indicando-vos as fontes às quais deveis atingir vos colocamos sobre o reto caminho que deveis manter.
Não me resta senão exortar-vos a seguir o caminho do grande homem cuja presença nos foi tão cara e tão útil e cuja recordação nos será para sempre preciosa. Os seus talentos e suas virtudes ganharam os nossos sufrágios, e mereceram os vossos elogios, a sua perda causará sempre saudade e nossas lágrimas. Que o grande Jehova se digne em lançar sobre vós um olhar favorável e de fazer-vos marchar com paciência e perseverança na penosa, mas sábia carreira que estais para empreender; estes são os votos que a Augusta Academia vos faz e que felicita-se de ter-vos (entre os seus) e que vos considera para sempre um dos mais caros colaboradores.
O Primeiro Sábio vos dará agora a explicação do quadro.
Portanto eu vos farei a instrução.
“Prestai um ouvido atento; vós aprendereis em um e em outro a nobreza dos vossos direitos, a extensão dos vossos deveres e a grandeza de vossas esperanças.”
EXPLICAÇÃO DO QUADRO:
“- Vós vedes antes de tudo, Sábio Acadêmico, no alto do quadro um triângulo luminoso com um grande J no meio; o triângulo representa um Deus em três pessoas e o grande J é a letra inicial do nome inefável do Grande Arquiteto do Universo; o círculo tenebroso significa o caos que Deus criou no início; a Cruz que se encontra dentro significa a luz por meio da qual se desenvolve; o quadrado significa os quatro elementos que resultam; o triângulo, os três princípios que a mistura dos elementos produz.
O que circunda o círculo estrelado designa o firmamento; o círculo estrelado são as águas que Deus colocou sob o Firmamento e o círculo estrelado designa o firmamento ou o céu que vemos; o outro grande círculo com os signos e os planetas, denota o Zodíaco; o círculo do centro, a água e a terra; a cruz que lhe está acima significa que o mesmo Deus que criou o Universo com a sua onipotência resgataram-o com a sua bondade; as quatro figuras que lhe estão acima são emblemas do ar e dos quatro ventos.

O homem, o sol e a planta que se vê sobre a face da terra são a imagem dos três reinos da natureza, isto é, o animal, o mineral e o vegetal, que por meio do fogo elementar e do fogo central o orvalho coloca em agitação contínua, atingindo a sua perfeição; as duas letras mais altas significam que Deus Cria; aquelas que estão abaixo, que a Natureza Produz; e as mais inferiores, que a Arte Multiplica.
O altar dos perfumes nos indica o fogo que precisa dar à matéria; as duas torres, os dois fornilhos, o úmido e seco com os quais precisa operar; o tubo no qual se deve procurar o grau do fogo que se deve dar; a "Boule", o oco de Carvalho que deve circundar o ovo filosófico; aquilo que está sob a baqueta serve para remover os materiais; e as duas figuras dos crisóis com uma Cruz sobre montada, não são outra coisa que o vaso da natureza e aquele da arte no qual se deve fazer o duplo matrimônio da Fêmea branca com o seu servidor vermelho, e deste duplo matrimônio “Nascerá um Rei assaz poderoso.” Nota: o Primeiro Sábio deve ainda fazer a explicação filosófica do grau de Aprendiz, Companheiro e Mestre Maçom.
INSTRUÇÃO:
P - Quem sois?
R - Sou verdadeiro Maçom.
P - Dái-me provas?
R - Faz-se o sinal, se dá a palavra e o toque.
P - O que significa o vosso sinal?
R - Que eu consinto de ter meus lábios lacrados e o ventre aberto se não cumpro com meu compromisso.
P - O que quer dizer a vossa palavra sagrada?
R - O nome inefável de Deus.
P - E a vossa palavra de Passe?
R - É o nome da inteligência que preside aos metais.
P - O que pretendeis significar com o vosso toque?
R - A amizade e a sabedoria que devem reinar entre os acadêmicos.
P - Quais são as verdadeiras qualidades de um verdadeiro Maçom?
R - Deve ser cristão, discreto, caridoso e sábio.
P - Qual é o objetivo de um verdadeiro Maçom?
R - Trabalhar a pedra triangular.
P - Quem é o vosso Pai?
R - Hermes.
P - Quais são os vossos irmãos?
R - Os amadores.
P - Quais são os vossos mestres?
R - Os adeptos.
P - Como vos chamais?
R - Amador.
P - Que idade haveis?
R - Já faz muito tempo que não conto mais.
P - Como fois recebido?
R - Sem nenhum metal, sem paletó, sem capa, sem sapato e com as mangas da camisa dobradas sobre o braço, os olhos vendados e as mãos amarradas às costas.
P - Por que sem metais?
R - Porque um verdadeiro artista não deve servir-se destes para atingir seus objetivos.
P - Por que sem paletó, sem capa, sem sapato e as mangas da camisa dobradas sobre o braço?
 
R - Porque um verdadeiro artista deve estar sempre pronto a trabalhar e não ter nada que possa atrapalhá-lo.
P - Por que os olhos vendados e as mãos amarradas às costas? R - Para indicar que estava nas travas mais profundas antes de ser agregado a vossa Academia e na importância de trabalhar segundo as regras da arte.
P - Vos foi dada a luz?
R - Sim, Sapientíssimo, a mistura dos três princípios iluminou-me. P - Sabeis operar?
R - Sim, Sapientíssimo, sei agitar a baqueta, manipular os materiais e lutar o vaso.
P - Sobre o que se apóia a vossa Academia?
R - Sobre três colunas.
P - Como se chamam?
R - Fé, Esperança e Caridade. A Fé deve preceder a ação, a Esperança acompanhá-la e a Caridade segui-la.
P - O que significa os dez golpes que bateis entrando na Academia? R - O número perfeito.
P - Por que dizeis que o dez é o número perfeito?
R - Porque o número dez encerra simultaneamente a unidade de Deus, da qual tudo foi criado, e o caos do qual tudo o que existe foi produzido; aquele que for tão afortunado de compreender o que é este nome na aritmética formal conhecerá a natureza esférica que tem o número dez, saberá - refiro a Pico Della Mirandola - o segredo da qüinquagésima porta da inteligência e do grande jubileu, da milésima geração e do reino de todos os séculos que os cabalistas chamam “en soph", ou a própria divindade sem véus.
P - Me expliqueis o que quer dizer a vossa jóia e as cores da fita na qual está pendurada, a cruz e as duas letras que estão sobre a barra do vosso avental, o sol que está no centro às letras que estão aos dois lados e a cor vermelha com a qual é forrado e bordado (1).
R - A jóia é a figura do mercúrio, do enxofre e do sal; as cores da fita e das luvas representam as três cores principais que comparecem no regime; a cruz que está sobre a barra do avental, a luz; as duas letras que estão ao lado da cruz, verdadeiro Maçom; o sol do centro, o ouro; as letras já foram explicadas. Enfim, a cor vermelha papoula com a qual o avental é forrado e bordado, designa a perfeição da pedra filosofal, como o negro denota a putrefação e o branco a sublimação.
(1) Não é indicada a cor de fundo do avental, mas é certamente o branco como se deduz do fato que as cores da fita são branco, preto e vermelho. No avental o preto é dado pelas letras.
P - De onde vindes?
R - De ter percorrido o céu e a terra.
P - O que haveis visto?
R - O caos.
P - Quem o criou?
R - Deus.
P - Quem o produziu?
R - A natureza.
P - Quem o aperfeiçoou?
R - Deus, a natureza e a arte.
P - O que entendeis por caos?
R - A matéria universal sem forma suscetível de cada forma. P - Qual é a sua forma?
R - A luz aprisionada na semente (origem, princípio) de cada espécie.
P - Qual é o seu ligame?
R - O espírito universal ácido.
P - Sabeis trabalhar a matéria universal?
R - Sim, Sapientíssimo.
P - Do que vos servis para isto?
R - Do fogo interno e externo.
P - O que resulta?
R - Os quatro elementos que são ditos princípios imediantes. P - Como se chamam?
R - Fogo, ar, água e terra.
P - Quais são as suas qualidades? R - O quente, o seco, o frio e o úmido. Duas destas unidas a cada elemento. Isto é, a terra com seco e frio; a água com frio e úmido; o ar com úmido e quente; e o fogo com quente e seco, portanto este vem unir-se com a terra, porque os elementos são circulares como o vento, o nosso pai Hermes. P - O que produz a mistura dos quatro elementos e de suas qualidades da qual tudo é constituído?
R - Os três princípios principiantes mediatos.
P - Quais os nomes dados a eles?
R - Mercúrio, enxofre e sal.
P - O que entendeis por mercúrio, enxofre e sal?
R - Entendo o mercúrio, o enxofre e o sal filosóficos e não os vulgares.
P - O que é o mercúrio filosófico?
R - É uma água e um espírito que dissolve e sublima o sal. P - O que é o enxofre?
R - É um fogo, uma alma que o guia e o colore.
P - O que é o sal?
R - É uma terra e um corpo que se congela e se fixa, e tudo se faz mediante o veículo do ar.
P - O que deriva destes três princípios?
R - Os quatro elementos duplos como diz Hermes, ou os grandes elementos, segundo Raimundo Lullo, que são o mercúrio, o enxofre, o sal e o vidro, dos quais dois são voláteis, a saber, a água e o ar que é o óleo, pois todas as substâncias líquidas pela sua natureza evitam o fogo e a terra pura, que é o vidro sobre o qual o fogo não tem mais ação com o raio ou afins, a menos que não se sirva do licor ALKAEST, pois considerando que cada elemento consiste de duas qualidades, estes grandes elementos duplos: mercúrio, enxofre, sal e vidro, participam dos dois elementos simples, ou melhor, dizendo, de todos os quatro elementos, mais ou menos em um ou em outro, o mercúrio tendo mais água, à qual é atribuído, o óleo ou o enxofre do ar, o sal do fogo e o vidro da terra, que se encontra pura e limpa no centro de todos os compostos elementares e é a última a revelar-se livre dos demais.
P - Onde residem os quatro elementos e os três princípios principiantes mediatos? R - Em todos os mistos, mas mais proximamente e mais patentemente em alguns mais do que em outros.
P - O que entendeis por misto?
R - Os animais, os vegetais e os minerais.
P - Quem dá aos mistos o movimento, o sentimento, o nutrimento e a substância?
R - Os quatro elementos: o fogo dá o movimento, o ar dá o sentimento, a água o nutrimento e a terra a substância.
P - Para que servem os quatro elementos duplos?
R - Para gerar a pedra filosofal se é bastante talentoso para dar a eles o fogo apto e controlá-lo segundo os pesos da natureza.
P - Qual é o grau do fogo?
R - De trinta e duas horas para a putrefação, de trinta e seis para a sublimação e quarenta para a perfeição.
P - Que entendeis por peso da natureza?
R - Entendo que dez partes de ar fazem uma de água, que dez de água fazem uma de terra e dez de terra fazem uma de fogo, seja pelo símbolo ativo de um, que pelo o passivo do outro, por meio do qual se faz a conversão dos elementos (assim, na grande obra precisa colocar dez partes de mercúrio filosófico sobre uma de sol ou de lua).
P - Como se atinge este fim?
R - Com a solução e a coagulação.
P - O que significam estas palavras?
R - Que precisa dissolver os corpos e congelar o espírito. P - Como se fazem estas duas operações?
R - Com o banho úmido e com o banho seco.
P - Quais são as cores que aparecem neste regime?
R - As principais são o negro, o branco, o azul e o vermelho, que designam os quatro elementos (o negro, a terra; o branco, a água; o azul, o ar; o vermelho; o fogo), e nas quais estão inclusos grandíssimos segredos e mistérios.
P - Quais os instrumentos que se devem empregar nesta grande obra? R - O banho úmido, o banho seco, os vasos da natureza e da arte, o oco do carvalho, o "lutrina sapientae", o selo de Hermes, o tubo, a lâmpada física e a baqueta de ferro.
P - Quanto tempo leva para aperfeiçoá-la?
R - Sete e dez meses filosóficos, segundo o Cosmopolita. P - Que vantagens se obtêm?
R - Existem de duas espécies: a primeira refere-se ao espírito e a segunda ao corpo; aquelas do espírito consistem em conhecer a Deus, a natureza e a si próprio; aquelas do corpo são as riquezas e a saúde. P - Parece que me haveis dito de ter percorrido o céu e a terra? R - Sim, Sapientíssimo.
P - O que entendeis com isto?
R - Quis indicar com o céu o mundo inteligível que se divide em dois, a saber, o paraíso e o inferno, e com a terra o mundo sensível que também se divide em dois, a saber, o celeste e o elementar.
P - Não têm talvez cada um destes dois, ciências que lhes são peculiares?
R - Perdoe-me Sapientíssimo, uma é vulgar e trivial e a outra mística e secreta; o mundo inteligível tem a nossa teologia e a cabala; o celeste a astrologia e a magia, e o elementar a fisiologia e a alquimia que traz a luz com as suas resoluções e separações do fogo, os mais ocultos e selados segredos da natureza dos três gêneros compostos. Esta última ciência, nós a também denominamos ciência hermética ou operações da Grande Obra. P - Quais são as fontes que se pode atingir com esta última ciência? R - As mais puras são Hermes Trismegisto, isto vale dizer "três vezes grande", Geber, Arnaldo Vilanova, Raimundo Lullo, Basílio Valentim, Bernardo o Conde Trevisano, o Presidente D'Espagnet, Cavaliere, as figuras de Abraão e o Judeu e de Michele Maier, e muitos outros que vos faremos conhecer em seguida.
P - Por que dizemos que a Academia se abre a qualquer hora? R - Porque a grande obra se pode começar em todos os tempos e em todas as estações.
P - Por que dizemos "que a Academia se feche no instante que segue sete e dez"? R - Porque depois deste termo não resta mais nada a fazer dado que a grande obra está acabada.
O Sapientíssimo diz:
“- Eis? Sábio Acadêmico, aquilo que o Primeiro Sábio e eu tínhamos a dizer-vos para a vossa instrução; todos nós esperamos que vós fareis o vosso estudo principal, e que nós não teremos outro que a felicitar-nos todos os dias pela conquista que fizemos vendo o rápido progresso que fareis nesta ciência divina, único e verdadeiro escopo da franco maçonaria. Isto não está ao alcance do vulgo, este não poderá nunca penetrar os nossos mistérios e os nossos trabalhos porque estes não estão ao alcance de sua estúpida e profunda ignorância; faça com que a vossa discrição não decepcione e, pelo contrário, possa ultrapassar aquela de quem cujo o posto ocupais; prosseguis sobre o seu caminho e vos tornareis perfeito.
Nós temos motivos para crer que ele lhe servirá de modelo e que o vosso progresso em geral, pelo menos, o igualaram.
Nós ousamos esperar que a vossa assiduidade a tudo será surpreendente e nos confirmará na opinião favorável que tivemos a vosso respeito; nós esperamos que vós não a desmentir ais; é isto, esperamos vosso zelo e vossa ambição nesta sublime ciência; desejo que o grande Hermes Trismegisto vos ajude com suas luzes e coopere com a vossa perfeição. FECHAMENTO DA ACADEMIA:
P - Primeiro e Segundo Sábios, perguntem a todos os Acadêmicos se não têm mais nada a dizer pelo bem da Academia e se estão satisfeitos. O Primeiro e Segundo Sábio havendo executado a vontade do Sapientíssimo e todos os acadêmicos havendo batido suas baquetas sobre o pavimento para sinalizar que não têm mais nada à dizer e que estão satisfeitos, então, o Sapientíssimo, dirigindo-se ao primeiro Sábio, diz:
P - Primeiro Sábio, o trabalho está ordenado?
R - Sim, Sapientíssimo.
P - A que horas termina o trabalho?
R - No instante que segue os sete e os dez.
P - Que horas são?
R - É o instante que segue os sete e os dez.
O Sapientíssimo diz: "- Primeiro e Segundo Sábios, eis que o trabalho está ordenado e termina no instante que segue os sete e os dez, e nós enfim, tendo chegado a este término, é tempo de repousarmos e de gozar dos frutos da nossa operação. Anunciais, pois, que a Academia está para ser fechada."
Então bate os dez golpes, que o Primeiro e o Segundo Sábio repete, e anuncia o fechamento da Academia.
Faz-se o sinal, saúda-se respectivamente e se diz em conjunto: "- Glória e louvor ao Criador, paz, bênção e prosperidade aos verdadeiros Maçons."
FÓRMULA DA PATENTE:
Do Oriente do Sol que nunca perdemos de vista nos trabalhos; no ano da Maçonaria... No dia... Ao meio dia.
P. P. PACE
Nós chefe da Augusta Academia erigida sob a proteção de S. João Evangelista, atestamos pelo número dez, do qual conhecemos a perfeição e a extensão, de haver condecorado em um lugar santo, com o título de Verdadeiro Maçom, o irmão N. N. pela potência hermética da qual estamos investidos, mandamos a todos os irmãos Maçons dispersos sobre a superfície da Terra e da "Onda", de reconhecé-lo como tal e de deixá-lo gozar em paz de todos os privilégios ligados e devidos ao seu grau.
Dando fé, de que assinamos todos e assinado pelo nosso secretário a presente Patente, que timbramos com o selo do nosso brasão e que não lhe foi entregue senão somente depois de havê-lo contra firmado de próprio punho. Que o grande Jehova dê saúde a todos aqueles que lhe darão boa acolhida, e que estes recebam de mim em nome da nossa augusta Academia a grande bênção que Isaac a deu a seu filho Jacob.

Firma do Sapientíssimo f.. NN V.M.
Pelo mandato da augusta Academia
F NN V.M. Secretário
Nota: As fitas às quais o selo é colado devem ser preta, branca e vermelha.
BACHETTE:
A mesa deve ser redonda e deve ser iluminada por quatro candelabros colocados em quadrado; está será servida sobriamente.
O Sapientíssimo e o Primeiro e Segundo Sábio colocaram-se de modo a formar um triângulo.
Não haverá outros brindes obrigatórios do que aqueles pelo Rei, pelo Sapientíssimo, pela Academia e por todos os Adeptos e amadores e pelo recém- recebido.
O brinde se fará deste modo:
O Sapientíssimo baterá um golpe com a sua baqueta: então todos os acadêmicos encheram seus copos. Ao segundo golpe, levaram a mão ao copo; ao terceiro golpe levaram a altura da boca; ao quarto beberam; ao quinto o recolocarão a altura da boca; ao sexto farão um círculo; ao sétimo um quadrado; ao oitavo um triângulo; ao nono o recolocarão a altura da boca e ao décimo o colocarão todos juntos sobre a mesa.
Observar-se-á um profundo silêncio durante os três primeiros brindes; depois se poderá falar, mas com decência. A garrafa chama-se recipiente; o copo crisol; o pão o trabalho; o vinho, o elixir vermelho ou branco de acordo com a cor; a água, o mercúrio; o azeite, o enxofre; o sal, o sal; o vinagre, o dissolvente; a pimenta, absorvente; a colher, espátula; o garfo, o tridente; a faca, o viscador; o guardanapo, o avental; os pratos fundos, grande terrinas; os pratos rasos, pequenas terrinas; a sopa o cimento; os crustáceos, os materiais; o assado, o reino animal; o acompanhamento, o reino mineral; a sobremesa, o reino vegetal.

Nota: O brinde ao Rei se pronuncia em pé diferentemente dos outros.
FIM