segunda-feira, 6 de setembro de 2010

O que é carma...

É o resultado direto de decisões que tomamos no passado

Carma é uma palavrinha muito reverenciada (por uns poucos especialistas) e razoavelmente mal interpretada pelos leigos em geral - inclusive eu, que sempre a utilizei como sinônimo de "destino" . Quando eu encontrava alguém pegajoso, que não largava do meu pé e passava o dia inteiro me azucrinando, eu dizia: "Fulano é o meu carma". Quer dizer, em minha percepção, um poder superior e sobrenatural havia decidido que eu deveria pagar por algo que não fiz.


E a sutil diferença está nessa última frase "pagar por algo que não fiz". Carma significa exatamente o contrário: "pagar por algo que se fez". Em sua distante origem - no sânscrito, uma língua ancestral já extinta -, carma queria dizer "ação: Ou, por extenso, "tudo o que nos acontece é o resultado de algo que fizemos". O nosso carma, então, não é um aleatório jogo de sorte e azar: é uma simples questão de causa e efeito. Tudo o que está acontecendo agora é o resultado direto de decisões que tomamos no passado, mesmo que não nos lembremos delas, ou que, na época, as tenhamos considerado irrelevantes.


Faz um mês, eu vivi uma situação profissional bem próxima dessa verdade, com um ex-colega de trabalho. Um dia, ele e eu fizemos parte de um grupo que trabalhava em uma mesma empresa, e era muito unido. Mas, com o tempo e a ciranda-cirandinha do mercado de trabalho, o grupo se dissolveu: cada um de seus membros foi pegando o boné e partindo para outra. E esse ex-colega, mais afortunado ou mais competente, conseguiu uma posição fantástica, bem superior à dos demais. Resultado: o privile giado decidiu, talvez inconscientemente, perder o contato conosco. Sua temporária situação de conforto o convenceu de que nós precisávamos dele, mais do que ele de nós. Daí, o dito não respondia às mensagens que mandávamos e sua assistente sempre dizia que ele estava viajando quando ligávamos.

Mas o tempo passou, e ele ficou desempregado. E qual foi a primeira coisa que fez? Entrou em contato com os amigos do peito. E, claro, ninguém respondeu. Um dia, nosso ex-colega, ao encontrar casualmente outro ex-colega, reclamou, amargurado: "Pois é, na hora em que a gente mais precisa dos amigos, eles simplesmente desaparecem".
Em sua opinião, ele havia sido vitimado pelo carma de ter confiado em falsos amigos. Na opinião dos demais, ele estava colhendo o carma que havia semeado. E quem é que estava certo? Ninguém. Ao recusarmos estender a mão, nós também estávamos tomando uma decisão que teria más conseqüências futuras, mas todos preferimos optar pela inútil vingança momentânea ao perdão e à generosidade. Felizmente, um dos colegas conseguiu convencer os demais a esquecer os rancores e a tentar ajudar o ex-desgarrado, e todos pudemos dormir em paz com nossas consciências.


No Balanço Pessoal da maioria das pessoas, carma é "como alguém pode me ajudar". Ou seja, seriam créditos contabilizados na coluna "Recebimentos de Curto Prazo" . Na verdade, carma é "como eu posso ajudar alguém", e é lançado em "Investimentos de Longo Prazo". Uma contabilidade, como se percebe todos os dias, fácil de entender, mas difícil de praticar.

O que é karma...







Há quatro grandes grupos de carma que operam em nossas vidas. O primeiro é chamado de carma reprodutivo. É a força daquelas ações que exercemos que tem o poder para determinar o renascimento. O tipo de ações que tem o poder de determinar se vamos nascer no mundo humano ou em mundos inferiores, nos planos celestes ou brâmicos da existência.

"Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso o caminho que conduz a perdição, e muitos são os que entram por ela; e porque estreita é a porta e apertado o caminho que leva a vida, e poucos há que a encontrem." Jesus Cristo (Mateus – 7,13)

Uma vez perguntaram ao Buda porque algumas pessoas nasciam ricas, outras pobres; porque algumas tinham corpos saudáveis, outras doentes. Porque algumas pessoas são tão lindas e outras tão feias? E assim por diante! Muitas perguntas foram feitas a ele. Em especial o que causava essas diferenças que podem ser vistas entre as pessoas? Ele respondeu que todos os seres são herdeiros de seu próprio carma passado. São, na verdade, nossos atos passados o útero do qual nascemos. A vida como ela é experimentada no presente é o resultado da força acumulada de todas as nossas ações do passado.

O Buda continuou explicando quais tipos de ações levavam a quais resultados específicos. Ele disse que seres que tiram a vida de outros seres, vivem muito pouco tempo. Seres que se abstêm de matar, experimentam um tempo de vida longo. Pessoas que causam mal e dor a outros seres vivos, experimentam muitas enfermidades e doenças. Aqueles que praticam não causar mal aos outros, não-violência, experimentam boa saúde. Ele disse que aqueles que são gananciosos, miseráveis, experimentam grande pobreza. Aqueles seres que praticam a generosidade, o compartilhar, são mãos-abertas, experimentam a abundância. Esta é a lei da causa e efeito em funcionamento. Cada ação produz um certo resultado.

Os seres que se envolvem em comportamentos não-harmoniosos, tais como adultério ou roubo, têm como resultado a associação com pessoas insensatas, não conseguem muitos bons amigos, não chegam a entrar em contato com o Dharma. Aqueles que praticam as restrições morais básicas acabarão vivendo em locais agradáveis, terão muitos bons amigos e terão muita ajuda ao longo de seu caminho. Aqueles que nunca questionam o porquê da vida, que nunca tentam analisar ou compreender a natureza das coisas, nascem parvos ou estúpidos. Aqueles que questionam, que sondam, que investigam, que tentam buscar respostas para este mistério da vida tornam-se muito sábios. Novamente, é a lei da causa e efeito em funcionamento. Aqueles que praticam um falar gentil, amoroso e harmonioso acabam experimentando grande beleza como resultado. As pessoas que utilizam muita linguagem abusiva, rude, com palavras de ira, assumem uma aparência feia.

O segundo tipo de carma é chamado carma de suporte. São aquelas ações que apoiam o carma reprodutivo. Por exemplo: suponha que temos um bom carma reprodutivo e nascemos no mundo humano. Esse é um bom renascimento, um plano feliz de existência. O carma de suporte são todas aquelas ações que fazem nossa experiência como humanos ser agradável. Reforça um bom carma reprodutivo e é causa de todo o tipo de alegrias. O terceiro grupo é chamado de carma contra-ativo ou de oposição. Ele atrapalha o carma reprodutivo.

O carma necessário para o renascimento como ser humano foi benéfico, porém se houve um forte carma contra-ativo, ele cria situações desagradáveis. Isso também funciona ao contrário. Suponha que um ser renasça como um animal. Este seria um mau carma reprodutivo; trata-se de um renascimento inferior. Suponha que tenhamos um bom carma de renascimento como seres humanos, mas que experimentamos muita confusão, muita dor, muito sofrimento. Esse é o efeito do carma contra-ativo. O renascimento foi bom.

O carma contra-ativo pode tornar a existência do animal muito prazerosa, como ocorre com muitos animais de estimação. Esses animais vivem com mais conforto do que muita gente. Esse carma poderoso contrabalança o mau carma do renascimento. Ele funciona nos dois sentidos. O último grupo é chamado de carma destrutivo. Ele impede o fluxo das outras forças. Suponha que você atire uma flecha no ar. A flecha tem uma certa intensidade de movimento e, se não for impedida, continuará até que caia num certo lugar distante. O carma destrutivo é como uma força poderosa que segura a flecha no meio do ar, jogando-a no chão.

Há uma história a respeito de um homem da época do Buda que ilustra alguns dos funcionamentos do carma. Ele fez uma oferenda de alimento a um arhant, um ser plenamente iluminado. Após fazer a oferenda, ele começou a se arrepender de tê-lo oferecido. Há seres que experimentam uma morte precoce. Seu carma reprodutivo e o de apoio podem ter sido bons, porém, de alguma forma, por causa de uma ação passada um carma destrutivo poderoso derruba o vôo daquela flecha, interrompe o fluxo das outras forças cármicas.

Conta-se que durante sete reencarnações em seguida, ele renasceu milionário como resultado de ter dado a comida. Traz muito poder dar comida a um ser plenamente iluminado. Porém, como resultado dele ter tido aqueles momentos de arrependimento, esse homem muito rico viveu de uma forma muito miserável, completamente incapaz de curtir os frutos de sua riqueza, pois era muito avarento. Diferentes tipos de carma trazem diferentes resultados dependendo de nossos estados mentais mutáveis.

PALAVRAS DO MESTRE BUDA
Não ponhas tua fé em tradições, mesmo que tenham sido aceitas por muitas gerações e em muitos países.
Não creias em algo porque muitos o repetem.
Não aceites algo baseando-te na autoridade de sábios antigos, nem com base nas afirmações que encontreis nos livros.
Não creias em nada mesmo que as probabilidades estejam a favor.
Não creias em nada que tenhas imaginado, pensando que um deus te inspirou.
Não creias em nada baseando-te na autoridade de mestres ou sacerdotes.
Depois de haver examinado algo, crê no que tenhas comprovado por ti mesmo, achado razoável
e que esteja em conformidade com o teu bem estar e das demais pessoas.